

Aneurisma de Aorta

O que são?
A doença é caracterizada pela dilatação de parte da aorta, que pode acabar rompendo subitamente levando o paciente a correr risco de vida. É de suma importância que o médico detecte o alargamento exagerado da artéria precocemente e a melhor forma de fazer isso é com um exame vascular.

Como surge:

A pessoa pode nascer com tendência à fragilidade dos vasos e a formação de aneurisma ou danificar o vaso por questões de hipertensão.
Tratamentos:
Caso ele seja muito pequeno, o medico pode optar por manter o paciente em observação com exames regulares e, quando necessário, medicação adequada para controlar hipertensão.
Em casos em que ha risco de rompimento o Cirurgião Vascular pode recomendar reparo cirúrgico aberto ou a endoprótese .
Em caso de reparo cirúrgico aberto, é feita uma incisão na área afetada e a parte danificada da aorta é retirada e substituída por um tubo sintético (conhecido como enxerto aórtico).
A alternativa menos invasiva a é o reparo endovascular do aneurisma (EVAR). Um dispositivo especial, chamado endoprótese, é colocado dentro da área danificada da aorta para isolar o aneurisma do restante do fluxo sanguíneo. Nesse procedimento não é necessário abrir a aorta cirurgicamente.
