

Aneurisma Abdominal

O que são?
Os aneurismas de aorta Abdominal são dilatações permanentes da aorta na região abdominal. Aneurismas podem acontecer em qualquer parte da aorta, mas o local mais comum de dilatação é em sua porção abdominal, logo abaixo das artérias renais. Apesar de não ser necessariamente emergencial em um primeiro momento, aneurismas abdominais devem ser tratados com cautela pois, em caso de rompimento, podem levara morte de maneira muito rápida.

Como surgem :

A pessoa pode nascer com tendência à fragilidade dos vasos e à formação de aneurisma ou danificar o vaso por questões de hipertensão, de desiquilíbrio hormonal ou uso exacerbado de álcool e fumo.
Estão intimamente ligados a arteriosclerose e são mais comuns em homens com mais de 60 anos.
Tratamentos:
O método adotado depende da forma do aneurisma e deve ser decidido pelo cirurgião. Ele pode recomendar reparo cirúrgico aberto ou a endoprótese .
Em caso de reparo cirúrgico aberto, o cirurgião vascular faz uma incisão na área afetada e retira a parte danificada da aorta, substituindo por um tubo sintético (conhecido como enxerto aórtico). Os ramos viscerais da aorta também são reimplantados, o que torna a cirurgia mais prolongada por isso existe um elevado de complicações. Por ser uma cirurgia de grande porte, a recuperação é mais lenta e o tempo de internação maior.
A alternativa menos invasiva a é o reparo endovascular do aneurisma (EVAR). Um dispositivo especial chamado endoprótese é colocado dentro da área danificada da aorta para isolar o aneurisma do restante do fluxo sanguíneo. Geralmente são realizados pequenos cortes na virilha por onde se passam os cateteres para a execução do procedimento.
