

Doença da Carótida

O que é?
A estenose da carótida ocorre quando as artérias carótidas, principais responsáveis pelo fluxo de sangue no cérebro, ficam obstruídas ou estreitas. Esta é a terceira maior causa de acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Como surge:
Devido ao acúmulo de gorduras nas artérias carótidas (aterosclerose) os vasos se enrijecem dificultando a passagem de sangue para o cérebro.

Tratamentos:
Se o bloqueio for pequeno e não muito grave, o médico poderá acompanhar o caso com exames frequentes e recomendar mudanças na dieta, hábitos e rotina para retardar a aterosclerose e receitar medicamentos controlar a pressão arterial e manter o colesterol baixo.
Em casos mais graves, pode recomendar a remoção cirúrgica do bloqueio através da endarterectomia de carótida ou angioplastia da carótida.
Na endarterectomia de carótida, através uma incisão no pescoço, o cirurgião abre a artéria carótida afetada e remove as placas.
Já na angioplastia da carótida é dada uma anestesia local e um pequeno balão é inserido por meio de um cateter até a área obstruída e inflado para alargar a artéria. Em seguida e uma bobina de malha de arame pequena (chamada de stent) é inserida para sustentar e manter a artéria aberta
