

Aneurisma Toracoabdominal

O que são?
Os aneurismas de aorta toracoabdominais são dilatações permanentes da aorta que atingem os ramos que enviam sangue para órgãos como os rins, fígado e intestinos. É vital que médico detecte o alargamento exagerado da artéria precocemente, e a melhor forma de fazer isso é com um exame vascular

Como surgem :
A pessoa pode nascer com tendência a fragilidade dos vasos e à formação de aneurisma ou danificar o vaso por questões de hipertensão, de desiquilíbrio hormonal ou uso exacerbado de álcool e fumo.

Tratamentos:
O método adotado depende da forma do aneurisma e deve ser decidido pelo cirurgião. Ele pode recomendar reparo cirúrgico aberto ou a endoprótese.
Em caso de reparo cirúrgico aberto, o cirurgião vascular faz uma incisão na área afetada e retira a parte danificada da aorta, substituindo por um tubo sintético (conhecido como enxerto aórtico). Os ramos viscerais da aorta também são reimplantados, o que torna a cirurgia mais prolongada por isso existe um elevado risco de complicações. Por ser uma cirurgia de grande porte, a recuperação é mais lenta e o tempo de internação maior.
A alternativa menos invasiva é o reparo endovascular do aneurisma (EVAR). Um dispositivo especial chamado endoprótese é colocado dentro da área danificada da aorta para isolar o aneurisma do restante do fluxo sanguíneo. Mesmo nesse procedimento as artérias viscerais podem precisar se reimplantadas também. Esse precedimento exige um alto grau de pericia médica.
